Siga a #Unite nas redes sociais

Blogoutubro 21, 2018 - Por Fabio Nascimento

Não é só a BNCC – Entenda a importância de investir em metodologias de ensino inovadoras.

Você também tem a sensação de que a educação estagnou, enquanto o mundo evoluiu? Bem-vind@ ao clube! Você faz parte de um grande grupo que compartilha dessa mesma visão e tem sede de inovação.

As novas regulamentações da BNCC não são as únicas razões de vivermos uma era de mudanças, pois estas estão acontecendo em diversas áreas, e a educação, como fonte de formação, trabalho, sobrevivência e adaptação ao mundo no qual vivemos, também precisa ser pensada e inovada.

Há uma rede grande de pessoas, dentro e fora das instituições, que anseiam por mudanças, ainda que não entendam exatamente as suas razões e a melhor maneira de realizá-las. Entre professores, docentes, gestores e reitores, encontramos um grupo que anseia mais por essas transformações do que todos os outros: os estudantes. Está aí uma das principais razões para investir em metodologias de ensino inovadoras, pois um diferencial atrativo, que dê aos estudos dos jovens ainda mais sentido e dinamismo, é um recurso sustentável para melhorar a captação de alunos e garante que, além de inovar e ensinar, a instituição de ensino irá lucrar, é claro.

Mas existem metodologias de ensino inovadoras reconhecidas pelo MEC? Sim! Há pouco tempo, publicamos um artigo que falava um pouco sobre o Blox (para ler, clique aqui), uma metodologia de ensino gameficada, 100% reconhecida pelo MEC e que dá aos alunos a possibilidade de montarem a sua própria grade curricular, a partir dos temas que os docentes e a gestão disponibilizam. Vamos pegar esse gancho e entender também a importância dessa inovação para os docentes, que começam a ser parte ativa do processo com a criação dos assuntos das aulas, que são os Blox. Pensando no equilíbrio da oferta e da demanda desses assuntos, os professores passam a se conectar muito mais com o mundo dos alunos, que se sentem acolhidos e engajados e se tornam mais comprometidos com as suas aulas e as suas notas, afinal, estarão desenvolvendo habilidades que serão utilizadas na sua vida real.

As gerações Y e Z, público dominante nas instituições de ensino, já têm visões, objetivos e expectativas diferentes do que tinham poucos anos atrás. Caso as instituições de ensino não entrem em sintonia com elas, a tendência é que evasão seja cada vez maior, o que compromete automaticamente a qualidade de formação dos nossos futuros profissionais, além dos seus resultados pessoais.

Além disso, sabemos que a evasão provoca um problema grande com relação ao ensalamento, não é mesmo? Novos métodos de ensino, como Blox, eliminam o formato de turmas sequenciais e deixam as salas de aula, além de cheias, com fila de espera! Afinal, imagine só ter uma aula chamada “Como fazer para a empresa virar notícia e vender mais”, por exemplo. Alunos de Comunicação, Administração e até mesmo aqueles que objetivam empreender não a perderia por nada.

Adeus, turmas deficitárias. E boas-vindas às metodologias que vieram para apoiar as instituições de ensino.

Untitled Document

Recibe las novedades para tu negocio

    Receba novidades no seu e-mail