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Gestão da Permanêncianovembro 12, 2018 - Por Fabio Nascimento

Relacionamento com os clientes

Ele pode ser a alternativa perfeita para melhorar os resultados da sua empresa.

Não é só atender bem. Muito se fala em relacionamento com os clientes, mas a verdade é que poucas pessoas sabem o que ele realmente é e quanto impacta nos resultados de uma empresa. Compreender os elementos que fazem parte dessa esfera garante maior clareza para os objetivos de uma empresa e proporciona maior assertividade para as suas ações de atendimento.

Como dizíamos, relacionamento com os clientes não é só atender bem. É inegável que ter alegria na voz e uma abordagem bacana é importante, mas isso é uma das primeiras etapas para garantir um relacionamento com os clientes. Pare e pense: qual é o principal pilar de um relacionamento? Sim, existem alguns, porém o principal deles é a confiança. E, quando um cliente não tem as suas expectativas correspondidas, logo, ela é rompida. Considerando que os esforços para reconquistá-la são muito maiores, então, é melhor concentrá-los em fortalecer esse laço, e não rompê-lo.

Mas, afinal, o que garante o relacionamento com o cliente? Empatia, segurança, menos repasse de ligação, menos burocracia, mais efetividade em propostas e solução de problemas. Para um consumidor, não há situação mais importuna do que procurar “melancia” e encontrar “pepino”. Na relação entre empresa e cliente, os primeiros diálogos são essenciais para que ambos se conheçam e para que a empresa, ou a pessoa que estiver à frente do seu atendimento, entenda e ofereça o que o seu cliente realmente busca.

Se, por um lado, campanhas de marketing e comunicação em massa permitem a interação e o envolvimento dos clientes, por outro, é somente o relacionamento pessoal, profundo e verdadeiramente empático e humanizado que pode garantir três importantes coisas: que eles se tornem clientes (nos casos de prospecção), que continuem sendo clientes e que tragam até você novos clientes.

Acredite: apostar em um plano estruturado de relacionamento com os clientes pode ser a alternativa perfeita para melhorar os resultados da sua empresa.

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