fbpx
Siga a #Unite nas redes sociais

Gestão da Permanênciaoutubro 24, 2018 - Por Fabio Nascimento

Como o contato influencia na Captação e Retenção de alunos.

Uma pesquisa inédita revela a importância de manter a comunicação com os candidatos para facilitar o ingresso na instituição – e reduzir a evasão durante o curso.

A tecnologia ampliou os canais disponíveis para a captação de novos alunos para uma instituição de ensino – do infantil ao superior. Exemplo disso é a matrícula, que antes era possível ser firmada apenas presencialmente, e hoje possui caminhos variados, em páginas na internet, aplicativos e rede sociais. Contudo, nem tudo se resume a tecnologia, afinal, o que impulsiona o crescimento e o fortalecimento da marca de uma instituição de ensino, são as relações humanas.

Por mais automático que seja esse fluxo, as instituições estão percebendo que estabelecer um vínculo com o futuro aluno, é o que de fato vai estimular o seu interesse e garantir a matrícula. É isso que revela uma pesquisa divulgada pelo Grupo Unite, realizada com instituições de ensino de todo o país.

O contato como ferramenta de captação.

 O estudo do Grupo Unite apresenta um dado relevante: 50% dos candidatos não recebem nenhum tipo de contato da instituição. Apesar de manter as plataformas digitais modernas e atualizadas, foi identificado que 67% dos interessados gostariam de falar com um atendente antes de tomar a decisão final sobre a sua matrícula. Ainda sobre os canais on-line disponíveis – o estudo revela que 52% dos visitantes chegam a desistir no meio do processo por não encontrarem respostas rápidas que respondam aos seus questionamentos. A proposta ideal, segundo a avaliação do Grupo Unite, é uma atuação da tecnologia e da ação humana, juntas: a geração de leads e informações geradas a partir das ferramentas tecnológicas aliadas a um gerenciamento efetivo de contatos, com esclarecimentos de dúvidas sobre a instituição e reforço na realização da inscrição.

Atenção para mais essa informação extraída das pesquisas: estabelecer uma comunicação com o interessado até 15 minutos após a sua manifestação inicial pode aumentar o ingresso em até 100%.

Relacionamento: a fórmula que para controlar a evasão escolar

 A evasão de alunos gera problemas em diversas estruturas de uma instituição de ensino. Além da óbvia perda de receita, a saída de estudantes interfere no marketing negativo, na inovação, no desequilíbrio das operações internas e até na própria qualidade da formação futura. Na visão do Grupo Unite, mesmo matriculado, o aluno deve receber acompanhamento durante sua jornada acadêmica, para que tenha uma boa experiência e avalie positivamente a instituição. O grande segredo, é estabelecer uma relação de confiança entre a escola e o estudante.

Sobre o Grupo Unite

Especialistas em atendimento humanizado, disruptivos e apaixonados pelo negócio, o Grupo Unite é o primeiro Call Center humanizado do país. A empresa investe no protagonismo dos colaboradores e acredita que a autonomia e o engajamento em linha é o que garante a experiência memorável dos clientes. Sem scripts, o grupo quebra os paradigmas das ligações chatas e conecta-se verdadeiramente com quem está do outro lado da linha. De captação a relacionamento, esse Call Center diferentão oferece soluções e tecnologia para instituições de ensino e empresas corporativas que desejam resultados através do atendimento.

Receba novidades no seu e-mail