fbpx
Siga a #Unite nas redes sociais

Cobrança Idealdezembro 16, 2018 - Por Fabio Nascimento

Inadimplência na sua IES? Saiba como transformar em oportunidade.

Você sabia que, de acordo com o Extra Globo, a inadimplência do ensino superior privado no Brasil superou a de pessoas físicas, medida pelo Banco Central (BC), no ano passado. Enquanto em outros setores a taxa foi de 5,25%, nas faculdades bateu 8,93%. Na comparação entre 2017 e 2016, as instituições de pequeno porte foram as que registraram índices mais altos para atrasos em mais de 90 dias: 12,7%, valor bem superior ao das instituições de ensino superior de médio porte (6,5%) e ao das de grande porte (7,2%), segundo um levantamento do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp).

Isso permitiu uma projeção para 2018, feita pela Assessoria Econômica do Semesp, que foi concretizada. Houve o aumento de inadimplência para mensalidades com mais de 90 dias de atraso, em torno de 9,05%.

Agora que falamos do cenário de forma técnica, que tal aproximar e ver essa mesma situação de forma mais pessoal? Em outras palavras, o que todos esses números querem dizer é que a Carolina teve de mudar de instituição no meio do curso de Administração, já que a mensalidade aumentava a cada período e, com a transferência para outra universidade, ela ganhou 50% de desconto.

Outro caso é do Carlos que, mesmo sendo bolsista com 50% de abatimento, não conseguiu manter em dia a mensalidade fixa do curso de Jornalismo, que paga com o salário de um estágio e com a ajuda da mãe, aposentada.

Em meio a esse contexto, o que a sua IES está fazendo para realizar uma cobrança de qualidade que gere resultados efetivos? Mais que isso, a sua universidade tem se preocupado em saber o que está acontecendo com cada aluno para se dispor a ajudá-lo? Lembre-se que estamos lidando com pessoas.

Preparado para mudar e fazer a diferença na vida de muitas Carolinas e Carlos?

Por isso, nós do Grupo Unite acreditamos no uso da tecnologia a favor das relações humanas, afinal, estamos aqui para orientá-lo às melhores escolhas durante a sua jornada na sua IES. Listamos alguns dos elementos importantes que a sua instituição deve estruturar para realizar a cobrança ideal:

Tecnologia a seu favor: é necessário possuir um CRM integrado para tabulações, análise de oportunidades para ações de marketing, coleta e histórico de dados de alunos inadimplentes.

Conceito Omnichannel: cada aluno tem uma forma mais confortável para conversar com a sua IES, é importante estar inserido em todas, concorda?

Deashboard: para avaliar a assertividade de cada ação e tomar ações práticas, também é preciso olhar os números. A partir disso, a fidelização fica por conta das relações pessoais.

Conversas totalmente humanizadas para orientar o aluno ou ex-aluno a conquistar o próximo passo, superando as dificuldades.

Se você seguir os passos certos para realizar a cobrança ideal, conseguirá transformar o momento de dificuldade de cada aluno em oportunidade a favor da sua IES, afinal, o aluno jamais esquecerá que teve total apoio e orientação quando mais precisou e passará a ser embaixador da sua instituição.

Além desses, há muitos outros elementos importantes que a sua IES deve se atentar.

Quer saber quais são os demais?

Fale com a gente  Vamos, juntos, proporcionar a melhor experiência e tomar as ações ideias para concretizar o sonho da conclusão de curso de muitas Carolinas e Carlos!



Receba novidades no seu e-mail