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Cobrança Idealdezembro 11, 2018 - Por Fabio Nascimento

Empresa de cobrança.

Entenda como um bom planejamento pode colocar a receita em equilíbrio.

Planejar, planejar, planejar. Essa é uma das coisas que você mais ouve falar e parece que é o caminho da solução, não é mesmo? Esse não é o caminho completo, mas é o começo dele… Em outras palavras, são as estratégias pensadas e incorporadas no planejamento de cobrança da sua empresa que irão determinas as ações e os resultados dela.

É preciso ter cuidado. Hoje, o mercado de empresas de cobrança apresenta uma abordagem abusiva, que, além de não obter os resultados esperados e completamente possíveis de serem alcançados, abalam o relacionamento entre a credora empresa e o seu cliente.

Qual é o tipo de cobrança que os seus clientes recebem? A sua empresa utiliza a cobrança a favor do seu negócio ou o compromete com os seus clientes? São pontos para se pensar…

Considerando isso, o bom planejamento volta a ser o foco. Analisar o cenário atual dessa área da empresa, identificar as necessidades e avaliar os resultados, sejam eles da equipe interna ou do escritório terceirizado, é essencial para definir as ações de uma nova aposta de planejamento.

O atendimento humanizado não é só uma tendência, é uma boa prática que, aliada a uma tecnologia de ponta, entrega um atendimento assertivo tanto para o atingimento dos resultados quanto para o fortalecimento do relacionamento entre empresa e clientes. Quem que está inadimplente, geralmente, encontra-se em um estado emocional delicado e, facilmente, pode se alterar. Portanto, estar preparado para lidar com situações adversas e ter a capacidade de contornar a situação fazem parte de um atendimento humanizado. Proteger a marca da sua empresa e zelar pelo nome que ela tem no mercado são dois pontos importantes na hora de planejar a cobrança da sua instituição.

É por isso que dizemos com convicção que quebramos os paradigmas das ligações chatas.

Acreditamos que é preciso ter cuidado, mas não medo de uma empresa de cobrança. Caso a sua empresa opte por terceirizar esse serviço (o que é mais comum acontecer), avalie o histórico, o tempo de experiência, a cultura de quem está contratando, pois esses elementos trazem informações essenciais para prever qual será o tipo de cobrança que os seus clientes receberão.

Vale abusar dos recursos. Aqui no Grupo Unite, por exemplo, os planejamentos de cobrança desempenham ações no início, meio e fim do ciclo. Réguas de relacionamento, atuação por classificação de aging (jornada de cobrança), CRM para customização do atendimento, ferramentas de comunicação (chat, Landing Page, Ligue-me, SAC), diretrizes de atendimento, entre outros recursos, humanos e tecnológicos, transformam o planejamento desse processo em resultados.

O ideal é que você participe de todas as etapas dessa construção e consiga acompanhar as entregas, da forma mais prática possível. Aliás, é para isso que a tecnologia está aí, para facilitar e otimizar as nossas vidas e as vidas das nossas empresas. Certo?

Fale com o nosso time de especialistas e saiba mais.

Grupo Unite, o call center diferentão.

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