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Gestão da Permanênciasetembro 24, 2018 - Por Fabio Nascimento

Ativa ou preventiva? Entenda como atingir resultados sustentáveis com a Cobrança Ideal.

Para esquentar as ideias, começamos com uma pergunta simples: de 0 a 10, o quanto você considera importante saber os motivos de inadimplência dos seus alunos? Se você atribuiu uma nota alta para essa pergunta, começou bem.  Os motivos, além de serem extremamente importantes para a atuação da cobrança no que se refere a atendimento, são relevantes e importantíssimos para definir a estratégia de cobrança que será utilizada pela sua instituição de ensino. Mas de antemão, afirmamos, para que qualquer estratégia atinja o nível máximo de efetividade e assertividade, ela precisa ser tanto ativa, quanto preventiva.

A ação dos seus alunos e pais, pode partir de uma ação dada pela sua própria instituição de ensino, em outras palavras, o pagamento das mensalidades ou a falta dele, pode a consequência de uma cobrança bem planejada. Reconhecer os perfis dos alunos ou dos pais que estão em inadimplência é essencial e ajuda na estratégia de cobrança. É uma sequência lógica: enquanto a metodologia de cobrança ativa trabalha com os que já estão no time dos inadimplentes, as ações preventivas atuam para evitar que esse volume cresça.

Ambas as metodologias de cobrança precisam necessariamente da tecnologia adequada para que tenham o máximo de efetividade possível (publicação sobre ferramentas aqui) além do indispensável recurso humano, que dá voz e identidade para a tecnologia chegar até o aluno, ou aos seus pais, com o máximo de humanização possível, afinal, mais do que moda, essa é a nova era. Quando fala-se de recursos humanos, nos referimos a comunicação e a abordagem praticada, isso faz toda a diferença. Dependendo do motivo, uma comunicação e abordagem específica.

A Cobrança Ideal é aquela que atua com metodologia ativa, preventiva, humana e tecnológica, que melhora o relacionamento com o seu público e provoca resultados sustentáveis para a sua instituição de ensino.

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