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EADfevereiro 09, 2021 - Por Fabio Nascimento

Captação de alunos: Conheça 3 dicas matadoras de marketing

É no marketing que concentramos boa parte do poder de comunicação com o nosso público principal, que no caso das instituições de ensino são os leads, candidatos e alunos. Para cada público, um planejamento específico. Para cada planejamento, um objetivo determinado e para cada objetivo, um resultado esperado e alcançado. E nesse caso, podemos citar a captação de alunos!
Quando falamos em captação de alunos, ou seja, nos leads, o marketing torna-se uma ferramenta de importância suprema. Isso se explica porque é ele quem vai determinar um percentual significativo dos resultados de uma campanha podendo até ser o único, dependendo do tamanho e da proporção dada a ele.

Alerta, alerta, alerta! Sinal amarelo: não se pode acreditar que basta ter um marketing para toda essa mágica acontecer. É preciso se atentar às melhores práticas e dedicar-se a acompanhá-las a fim de mensurar a sua efetividade e garantir que as práticas estão sendo realizadas corretamente.

O planejamento é importante, mas de nada adianta ter ele sem uma operação dedicada e capacitada. Sendo assim, o óbvio precisa ser dito: cada lead é uma oportunidade. As dicas a seguir prometem te ajudar a utilizar o marketing a favor da sua IES e aumentar a captação de alunos da sua instituição de ensino.

3 dicas matadoras de marketing para você fazer a sua captação de alunos

1 – Quem não aparece não é lembrado, então, esteja presente nos canais digitais

Se o objetivo é alcançar potenciais alunos, então, é preciso estar constantemente em busca deles, e nisso, os canais digitais são os nossos maiores e melhores aliados. As tantas ferramentas que as redes sociais oferecem, podem nos ajudar a filtrar o público por diversos interesses, como:

  1. Idade;
  2. Interesses;
  3. Localização;
  4. Disponibilidade financeira.

Com isso, podemos chegar cada vez mais perto do público alvo, pois nos permite desenvolver ações específicas e personalizadas para cada objetivo traçado.
Estamos falando aqui, sobre captação de alunos, mas vale ressaltar que essa ação ainda traz possibilidades de trabalhar fortemente em campanhas de relacionamento, posicionamento de marca e fidelização de alunos.
O sucesso aqui nos canais digitais, dependerão muito da qualidade dos conteúdos (incluindo a identidade visual) publicados, que devem estar conectados com uma linguagem e a intensidade que a humanidade vêm pedindo. Sendo assim, informação, calor e profundidade são elementos que não podem faltar nos conteúdo.

Além disso, é essencial acompanhar a interação e retribuí-las, como forma de convite para avançar e tornar-se um lead. E está aí, a oportunidade de captar mais um aluno e gerar uma nova conexão.
Mas como transformo um visitante em lead? Essa é uma grande chave, veja a segunda dica.

2 – Implemente ferramentas adequadas e complementares ao seu canal

Ter um canal digital é importante, mas sabemos que não é um diferencial. O diferencial que vai colocar a sua instituição em uma vantagem realmente competitiva são as ferramentas que você vai implementar nos seus canais, pois são elas que irão converter os visitantes em leads e inseri-los em uma jornada de compra com a garantia da sua melhor experiência digital.
Ferramentas como o omnichannel (múltiplos canais integrados em um único CRM como whatsapp, ligue-me, email, chat, telefone, formulários do site) permitem a coleta dos seus dados para o próximo passo.
Além do site, o Instagram e o Facebook que são poderosos canais de alcance do público alvo em um processo de captação de alunos também podem ser fortes geradores de leads. A criação de grupos em WhatsApp e Telegram também pode funcionar como ótima opção.

Dessa forma, em um processo de integração, todos os leads podem cair em um CRM em apenas 3 passos para que possam ser contatados pela instituição. E a partir daí quem sabe entrar na primeira etapa de uma régua de marketing evolutiva. Tudo vai depender do seu planejamento e da sua meta.

3 – Garanta o contato com o candidato em até 15 minutos na captação de alunos

O planejamento deu certo e todo o trabalho desempenhado a fim de gerar leads foi um verdadeiro sucesso, e agora, o que fazer? Acima, demos duas opções que pertencem a manual das boas práticas de um marketing educacional: contato ativo com o candidato ou régua de marketing, ou seja, com tecnologia ou pessoa e quem escolhe? O candidato.

Um dos grandes segredos do atendimento e do primeiro contato com o lead, é que ele seja realizado em até 15 minutos. Sim, 15 minutos é uma contagem bastante precisa né? Mas também, bastante válida. A experiência na jornada de um lead revela que, ao contatá-lo em até 15 minutos após a manifestação do seu interesse na instituição de ensino, pode garantir até 70% na taxa de contatos efetivos.

Ah, e não é qualquer contato viu? É aquele contato que vai orientar, guiar e conduzir o lead passando pelas fases de candidato e aluno. Portanto, investir na capacitação da equipe ou na contratação de uma empresa terceirizada que realizará a arte humanizada dessa operação, é essencial.

Salve os leads! Aqui, o salve vai desde a saudação a eles até salvá-los de entrar em qualquer outra instituição de ensino que não seja a sua.

É notório que aqui, tratamos algumas dicas básicas de como utilizar o marketing em canais digitais a fim de olhar para o processo e aumentar a captação de alunos. Como a sua instituição de ensino têm usufruído dos benefícios do marketing para expandir os resultados? Você acha que dá para ir além? Acredita que existe um grande espaço a explorar?
Procure os nossos consultores clicando aqui e tire as suas dúvidas. Seja bem-vind@ ao nosso mundo!

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