fbpx
Siga a #Unite nas redes sociais

Tecnologiaagosto 27, 2020 - Por Fabio Nascimento

Call Center Omnichannel: por que esse é o atendimento que você precisa oferecer

Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre omnichannel. Mas sabia que há um call center omnichannel? Para entender como isso tudo funciona e se essa é a alternativa que você precisa para melhorar o seu negócio, continue a leitura! 

A tecnologia serviu para atender a antigos anseios do público, com certeza. Mas ela também inaugurou possibilidades que nem mesmo o mais exigente dos consumidores poderia imaginar.

A fato é que o consumidor empoderado colocou as cartas na mesa: deseja a possibilidade de se relacionar com as empresas através dos canais que mais utiliza no dia a dia, no melhor horário para ele e da forma que julga mais conveniente.

As empresas que não estão dispostas a atender essa demanda, com certeza estão entregando grande parcela dos seus clientes à concorrência.

Por outro lado, aquelas que entenderam a necessidade e abraçaram o desafio, já estruturaram seus novos canais e se esforçam para construir experiências personalizadas para os seus consumidores. Sendo assim, são capazes de manter um padrão de qualidade, independente se o contato é feito na loja física, por telefone, site, email, chat, aplicativo ou redes sociais.

Fica fácil perceber que uma estratégia de atendimento omnichannel é uma resposta das empresas à mudança de perfil dos consumidores. Além disso, podemos considerar não somente como a jornada atual passa por diversos canais, mas também como  impactá-lo positiva e ativamente em cada um deles.

Para conferir exemplos do que é um atendimento omnichannel, como ele está sendo utilizado dentro das empresas e por que você deve se estruturar para implementá-lo, fique com a gente até o final desse texto porque ainda vamos falar sobre:

  1. O que é Omnichannel 
  2. Diferença entre Ominichannel, Multichannel e Crosschannel
  3. Por que Omnichannel é tão importante?
  4. Como funciona um call center omnichannel?
  5. Benefícios de um call center omnichannel
  6. Tendências para o Call Center Omnichannel 

O que é Omnichannel?

A palavra omnichannel é composta pelo termo em latim “omni”, que significa “tudo” ou “inteiro”, e do inglês “channel”, que significa “canal”. O conceito de omnichannel é, portanto, algo que inclui “todos os canais”.

Além do “Atendimento Omnichannel” é comum ouvirmos falar de outros termos como “Vendas Omnichannel” e “Marketing Omnichannel”. No fundo, trata-se de uma estratégia omnichannel aplicada a diferentes atividade da empresa.

E entendendo-a como uma estratégia, podemos dizer que omnichannel é a capacidade da empresa se relacionar com os clientes através de diferentes canais de comunicação, interligando online e offline, convergindo virtual e físico, para oferecer uma experiência que atenda a necessidade do cliente. 

Na verdade, esse movimento das empresas vem pautado pelo cliente, que já era omnichannel. Ou seja, ele era impactado por um anúncio na TV, manuseava o produto numa loja física, avaliava as críticas nas redes sociais, buscava o chat para tirar dúvidas e, por fim, realizava a compra no e-commerce e ligava para o suporte posteriormente, caso tivesse uma dúvida na instalação.

Capacidade para um atendimento mais intuitivo e inteligente

As empresas perceberam a necessidade de mapear a jornada desse consumidor, que hoje transita entre diversos canais. Assim, pode-se agir não só passivamente para atendê-lo, mas também ativamente para influenciá-lo e guiá-lo para o próxima etapa, movimentando-o através dos funis de marketing e vendas.

No final, o objetivo de uma estratégia de omnichannel é projetar um processo fluido, permitindo que o cliente continue de onde parou, independente da alternância e simultaneidade de canais utilizadas para chegar até ali.

Essa é, inclusive, uma das principais diferenças entre as experiências de serviço omnichannel e outras como multicanal e crosschannel.

Diferença entre Omnichannel, Multichannel e Crosschannel

Com termos tão similares parecendo indicar uma mesma coisa, fica fácil confundir-se omnichannel com multichannel ou crosschannel. Apesar de serem conceitos semelhantes, apresentam mudanças sutis no conceito, que na prática as diferenças podem ser gigantes.

Comparar esses três termos nos ajudará não só a conhecer mais sobre cada um deles, mas também a entender suas diferenças e o porquê do omnichannel ser o mais badalado entre eles.

Estratégia Multichannel

Empresas que trabalham com um único canal de relacionamento, utilizam uma estratégia de Single Channel. Isto é, limitam sua atuação através de um único canal de vendas, simples.

Isso já dá pistas sobre o que significa multichannel, não é? Como sugere o prefixo “multi”, uma estratégia multicanal prevê a utilização de mais de um canal. Ou seja, a empresa oferece diferentes canais de venda como loja física, telefone, e-commerce e app.

No entanto, esses canais são estruturados em silos, são independentes e não conversam entre si, de forma que a equipe de atendimento ou venda de um, não sabe as coisas que foram realizadas pelo cliente em outro. No fundo, acabam até mesmo competindo entre si.

Estratégia Crosschannel

Em inglês, “cross” quer dizer cruzamento. Crosschannel sugere que a empresa possui não só mais de um canal de vendas, como também que estes se cruzam. Ou seja, há conversa entre os canais, de forma que dados e informações são compartilhados e o cliente pode continuar em um novo canal, exatamente de onde parou no anterior.

Um exemplo de venda? Um consumidor deseja comprar um celular, realiza toda a pesquisa online e finaliza a compra no e-commerce.

Porém, como a entrega irá demorar muito e ele vai viajar, ao invés de optar por um frete para receber o produto em casa, ele prefere a retirada na loja do shopping próximo ao aeroporto, de onde poderá seguir para sua viagem com o novo produto em mãos.

Observe como os diferentes canais oferecidos se complementaram para oferecer uma experiência sem atritos e atender a uma necessidade específica do consumidor.

Estratégia Omnichannel

A essa altura você deve estar achando que crosschannel e omnichannel são a mesma coisa. A evolução de um para outro parece sutil, mas o que é um passo de distância na teoria, na prática é um verdadeiro salto.

A estratégia omnichannel também oferece mais de um canal de venda e também permite o cruzamento entre eles. Porém, a principal diferença é que ela conecta todos os canais no processo, não só mais de um. Além disso, é possível a utilização de mais de um de forma simultânea.

“Todos” e “simultânea” são as palavras que diferenciam o omnichannel do crosschannel.

Complicou? Vamos a um exemplo para clarear as coisas:

Um cliente está numa loja de departamentos para comprar um televisor. Ele utiliza o aplicativo daquela loja para verificar se há o produto específico que deseja e mostra ao vendedor que está na loja física. Ele toca, vê e conversa com o vendedor sobre o produto.

Sendo assim, o pagamento é realizado no caixa e o cliente opta por receber a entrega em casa. Porém, poderá acompanhar o envio do pedido do produto através de avisos que recebe em um email cadastrado anteriormente no site.

Além de complementares, os canais estreitaram as relações para oferecer a experiência mais conveniente para aquele consumidor, coisa que nenhum deles conseguiria sozinho.

Por que Omnichannel é tão importante?

Você entendeu que o consumidor mudou, certo? Que além de mais exigente e empoderado, sua jornada de compra ficou mais complexa, podendo alternar entre diferentes canais on e offline, não é? Muito bom.

O consumidor que vive uma experiência de compra ou atendimento satisfatória, não tende só a voltar a comprar, aumentando os índices de retenção, como também tende a compartilhar sua opinião com os outros, aumentando o número de clientes. 

Então, a melhor e mais sucinta resposta sobre a importância de uma estratégia omnichannel é simples. Omnichannel é tão importante, porque vende-se mais quando se está onde o consumidor  procura, no momento em que ele precisa e da forma que ele escolheu.

Sem dúvida, adotar estratégias de omnichannel é um desafio que empresas de todos os tamanhos e segmentos precisarão enfrentar em termos de cultura, processos e tecnologia.

Mas um desafio maior ainda será enfrentar um mercado altamente competitivo sem entender e adotar estratégias de omnichannel. E não estamos falando do futuro, mas de um presente que já está acontecendo em alta velocidade!

Como funciona um Call Center Omnichannel

No centro de qualquer estratégia de omnichannel estão os canais de atendimento. A principal missão de um call center omnichannel é garantir uma visão holística de toda a jornada do cliente. Sendo assim, evita-se que o consumidor tenha uma experiência fragmentada ao passar de um canal para outro.

Isso só é possível com a utilização de sistemas integrados, que irão garantir que as informações sobre histórico e atividades de interação do cliente estejam atualizadas e centralizadas em um único lugar.

Um sistema inteligente de gestão de relacionamento com o cliente (CRM – Customer Relationship Manager) permite integrar diversos sistemas satélites e se torna o grande centro nervoso das informações, seja ela oriunda de email, chat, telefone e até mesmo redes sociais.

Os softwares de CRM são uma rica fonte de dados estruturados, que fornece conforto e segurança aos atendentes, para realizarem suas atividades de forma rápida e precisa, sem exigir passos repetitivos ou adicionais por parte do cliente.

A tecnologia é, sem dúvida, protagonista na transformação omnichannel dos call centers, promovendo integração, agilidade, precisão na abordagem e até mesmo maior capacidade de atendimento.

Há diversas iniciativas de inteligência artificial como agentes virtuais e chatbots que trabalham na automatização dos processos, possibilitando uma atuação 24 horas por dia, 7 dias por semana. No entanto, o fator humano não pode ser desconsiderado. 

Muitos os consumidores estão se acostumando com o uso de canais digitais de autoatendimento para resolver problemas de rotina. Algumas das questões principais procuradas são verificações da fatura parcial do cartão ou obter informações atualizadas sobre uma entrega. Porém, a maioria ainda prefere interagir com um atendente humano ao lidar com questões mais complexas.

Segundo pesquisa da Verint Systems com mais e 24.000 clientes em 12 países, 79% dos consumidores preferem que o atendimento humano continue fazendo parte do serviço de atendimento ao cliente. Além disso, em suporte de segundo nível, quando são tratadas questões mais complexas, o atendimento humano é essencial quando as soluções automatizadas não conseguem resolver.

Desenvolvimento das equipes

Portanto, se por um lado parte do serviço precisará mesmo ser automatizada para oferecer e integrar todos os canais, por outro lado há uma transformação no trabalho dos agentes. Dessa forma, eles deixarão de desempenhar um papel mais passivo e receptivo de atendimento. 

Assim, os atendentes poderão desenvolver habilidades que lhe permitam oferecer um serviço mais consultivo, envolvendo empatia, negociação e criatividade para solução de problemas.

A combinação de adoção de tecnologias de ponta com a evolução do papel dos operadores é o que permitirá aos call centers alcançar excelência em omnichannel e colher os frutos que essa estratégia oferece.

Benefícios de um Call Center Omnichannel

A essa altura do texto, você já entendeu que além de muitos desafios, há também muitos benefícios em oferecer um atendimento omnichannel aos consumidores, não é?

Vamos conferir cada um deles logo abaixo? Siga com a gente para verificar as vantagens de um call center omnichannel para os seus clientes e para o seu negócio: 

Experiência sem atritos

Um call center omnichannel possui amplo conhecimento sobre a jornada do cliente e, justamente por isso, consegue oferecer uma experiência fluida. Sendo assim, é retirado do caminho obstáculos que possam dar trabalho ao consumidor e desencorajar seu próximo passo em direção à compra.

Para o cliente, é muito prazeroso quando o contato da empresa é pertinente ao seu estágio de compra, respondendo à sua necessidade de forma contextualizada e personalizada. 

Integração de Dados

A integração é condição primária para a execução de um atendimento omnichannel. Só que ao reunir as informações para prestar um melhor serviço ao cliente, a empresa também organiza seus processos internos e acaba por construir um valiosa máquina de estratégia. Assim, pode ser acessada em tempo real, por diferentes áreas da empresa.

Além disso, as informações contidas não são úteis somente para fora, na melhoria do atendimento ao cliente, mas também para dentro, no aperfeiçoamento das estratégias, eliminação de gargalos e estruturação de fluxos. 

Ou seja, ao buscar atender bem ao cliente externamente, você acaba por aperfeiçoar a sua gestão, produzindo um modelo sustentável em que é muito mais fácil encontrar as respostas para as perguntas relevantes do seu negócio.

Redução de Custos

Outra consequência que vem com a busca por atender melhor ao cliente é a redução de custos. Isto porque será necessário aumentar a eficiência das ações executadas.

Dessa forma, a resposta para essa demanda será a automatização de algumas etapas desse processo. Portanto, isso acarretará inevitavelmente num aumento da capacidade de execução por um custo mais baixo.

Aumento de Produtividade

Ao automatizar o que for possível nas etapas de cada processo, o cliente é beneficiado com a velocidade da comunicação. Porém, a equipe interna também será, seja ela de atendimento, marketing ou vendas.

Deixando trabalhos repetitivos e burocráticos a cargos da tecnologia, as equipes se sentem mais satisfeitas e produtivas por poderem focar naquilo que realmente importa e fará diferença no negócio.

Melhoria na Percepção da Marca

Consequência imediata de uma boa experiência, a melhoria de percepção de marca é fator  indispensável para que seus clientes continuem contigo e tragam novos consumidores por recomendação.

Clientes satisfeitos têm menos chance de pular para a concorrência, podendo inclusive espalhar sua satisfação angariando para você consumidores de outras marcas.

Além da experiência em si, a adoção de uma estratégia de omnichannel também evidencia o lado inovador da sua marca. Assim, mostra-se para o mercado como a empresa é capaz de incorporar novas tecnologias para impulsionar o negócio.

call-center-omnichannel

Tendências para o Call Center Omnichannel

Ao passo que crescem os desafios para a implementação de uma estratégia omnichannel, crescem também as possibilidades de utilização da tecnologia para tornar cada etapa mais fácil de ser gerida.

Confira abaixo algumas tendências para o atendimento omnichannel:

Operação baseada em nuvem

Migrar uma operação de call center para a nuvem é tendência, pois oferece diversos benefícios relacionados à escalabilidade, segurança e conformidade. Além disso, concentrar a operação na nuvem é uma forma de responder com flexibilidade e agilidade aos desafios de crescimento, manutenção e às diretrizes de conformidade atuais.

Análise de Dados

Com a quantidade de informações que circula por dentro dos sistemas de um call center, torna-se cada vez mais necessário a adoção de técnicas e metodologias de Business Intelligence. Assim, é possível filtrar esse volume em busca de padrões e significado.

Dessa maneira, a montagem e utilização de dashboards reunindo as estatísticas mais importantes estão se tornando cada vez mais comuns dentro dos call centers.

Por conseguinte, há a possibilidade de realizar um acompanhamento em tempo real, permitindo que agentes e gestores confiram, por exemplo, qual é o tempo médio de tratamento e se estão cumprindo suas metas. 

Mais do que métricas específicas da operação, é possível utilizar essas informações como base de apoio para tomadas de decisões mais certeiras. Assim, pode-se elevar a performance não só do call center, como também de outras áreas da empresa.

Inteligência Artificial

A utilização de inteligência artificial será o recurso capaz de lidar com toda a quantidade de dados que passa por um call center, possibilitando o aprimoramento de diversas etapas.

Dados é tudo que a inteligência artificial precisa, por exemplo, para treinar sistemas a encontrar e indicar as próximas “melhores etapas” para um cliente. Dessa forma, sistemas de aprendizado funcionam melhor à medida que têm muitos dados para aprender.

Além disso, a inteligência artificial também será responsável pela forma como o atendimento será feito, proporcionando soluções de chatbots e agentes virtuais cada vez mais humanizados.

Os chatbots são robôs com capacidade de entender a linguagem natural escrita ou falada e interagir fluentemente com o cliente. Dessa forma, trazem para o banco de dados a melhor resposta para aquela dúvida, já que tem acesso a toda riqueza do histórico por trás desse contato.

Atendimento Humanizado

Mesmo com o impulso tecnológico de sistemas e ferramentas, a humanização do atendimento também é uma crescente no mercado de call centers.

Por humanização, entende-se um atendimento que enxerga o consumidor como uma pessoa, buscando através da empatia, gerar conexões e uma experiência personalizada.

Isso influencia bastante nas habilidades necessárias para um agente de call center desempenhar um bom papel. Criatividade, inteligência emocional e negociação serão muito úteis na construção de um atendimento humanizado. 

A pegada de humanização atinge também as soluções tecnológicas e chatbots. A utilização de recursos como entonação, vocabulário e até gírias podem proporcionar uma experiência mais próxima da humana e mais eficiente no atendimento ao cliente.

Call Center Omnichannel é para você?

Por fim, é sempre importante lembrar que uma estratégia omnichannel gira em torno do cliente e, portanto, mais importante do que oferecer todo tipo de canal, é oferecer aqueles mais adequados para o perfil da sua base.

Se você precisa de ajuda para integrar seu atendimento e melhorar a experiência do seu call center, entre em contato com a gente e descubra as soluções que temos utilizado na construção e aperfeiçoamento do call center de clientes dos mais diferentes segmentos.

Entre em contato conosco por clicando aqui. 
Ou nos chame no whatsapp agora mesmo 11 93305-8154 ou clicando aqui. 

Receba novidades no seu e-mail