Blognovembro 08, 2018 - Por
Bem ou mal, todas as empresas que desejam conservar a sustentabilidade financeira mantêm um atento olhar para o volume de vendas. Pesquisas e comportamentos já comprovaram: um atendimento de qualidade é essencial e, para ser a preferência do seu público, não se pode abrir mão dela.
Mas é claro que o atendimento é apenas um dos importantes aspectos de uma empresa no que se refere às vendas. Se a evolução da tecnologia está aí, ao dispor da sociedade, tenha convicção: é exatamente ela que vai lhe ajudar a aumentar as suas vendas.
Tecnologia como geradora de leads
Para quem ainda não tem intimidade com esse termo, leads são todos os contatos que, de alguma forma, manifestaram interesse no seu produto ou serviço. E de onde eles vêm? Do seu próprio site. Existem ferramentas (incríveis) que, quando vinculadas ao site da empresa, podem aumentar até quatro vezes mais o número desses contatos. Isso porque elas proporcionam mais engajamento, praticidade e automação. A manifestação de interesse pode ocorrer pela landing page, pelo click to call e pelo chat, meios nos quais a comunicação entre a empresa e o cliente em potencial é quase instantânea.
Um time preparado para receber os novos leads
As ferramentas mencionadas permitem que o lead solicite uma ligação ou fale com alguém da emrpesa pelo chat. Assim, se o número de contatos vai aumentar, é preciso estar com o time preparado. Interna ou terceirizada, a equipe comercial, de vendas ou relacionamento, tem de estar conectada com a ação. Por isso, o planejamento e o dimensionamento da equipe para o atendimento é essencial, pois contatar um lead em até 15 minutos aumenta em até 75% a chance da venda.
Cada ligação é única, é preciso humanizar e registrar
Ter uma plataforma que proporcione praticidade, segurança e apoio à equipe é fundamental, afinal, para tornar cada ligação única, é preciso humanizar. Como? Com o CRM, por exemplo, que é uma das plataformas tecnológicas que permitem a tabulação de todas as informações relevantes obtidas durante o contato, além de agendar retornos com lembretes e manter tudo registrado, para que, se outro atendente receber ou realizar a ligação, não faça perguntas repetidas e saiba exatamente qual é a situação daquele lead.
No alvo certo: o cliente compra apenas o que precisa
Então, temos registros, tabulações e humanização no atendimento. Ah! Agora entenda como humanização, aquele atendimento que rasga os scriptsno meio e os joga na lata do lixo. Sim, radicalismo total, porque um atendimento robotizado não capta essências e nem as informações relevantes que levam a quem atende elementos e argumentos para oferecer ao cliente, o que ele realmente precisa.
A tecnologia e o atendimento formam uma dupla infalível, que aumenta as vendas e melhora os processos.
Sucesso e boas vendas!