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CRMabril 26, 2019 - Por Fabio Nascimento

Afinal, o que é o Omnichannel?

Um termo que é muito utilizado nos últimos anos no ramo de comunicação e varejo é o Omnichannel. O seu conceito se refere à convergência dos canais de comunicação a fim de, gerar uma integração entre os ambientes físicos, ambientes virtuais e compradores.

O propósito do Omnichannel é proporcionar a melhor experiência ao usuário, diminuindo as barreiras entre o meio offline e online. Os termos multichannel e cross channel são comumente confundidos com o omnichannel, porém, cada um tem suas particularidades. A seguir, as principais características entre cada um dos canais de comunicação.

Diferença entre Multichannel, cross channel e omnichannel

O multichannel, como o próprio nome diz, consiste na utilização de diversos canais. Porém, os conteúdos que existem em cada um deles não estão conectados. Já no cross channel essa interação entre os canais ocorre de forma estratégica e integrada. No omnichannel, há a integração dos canais junto ao usuário, sendo essa a principal diferença entre eles.

Apesar de ser um termo que existe há alguns anos, diversas empresas ainda não utilizam essa forma de comunicação. Para aplicar o omnichannel em sua empresa é preciso que todas as informações estejam disponíveis para todos os canais, possibilitando uma integração.

Como funciona o Omnichannel

O Omnichannel trabalha com foco na experiência do cliente, interferindo diretamente na satisfação. Consequentemente, pode ajudar a melhorar a imagem da marca, a fidelização dos clientes e aumentar o número de vendas. Um dos pré-requisitos que o mercado atual impõe às empresas de tecnologia e comunicação é o investimento para incluir o omnichannel, visto que, o mundo digital e o mundo real já estão intrínsecos entre si.

A experiência com o Omnichannel permite a integração das informações do prospect ou consumidor em todos os pontos em que ele interage com a marca. Ou seja, sempre que um cliente fala com um atendente ou consultor, todos os seus dados estão disponíveis e integrados, oferecendo uma experiência customizada e contínua.

O Omnichannel nas ações de relacionamento

Uma estratégia de relacionamento baseada em Omnichannel, se for planejada e executada da maneira correta, com certeza trará inúmeros resultados positivos para uma empresa. Desta forma, poderá contribuir no aumento da captação e na retenção de clientes, uma vez que, clientes satisfeitos tendem a se tornar fiéis de determinada marca.

No entanto, é necessário proporcionar uma experiência completa e personalizada. Implementar um serviço Omnichannel, exige um suporte personalizado em diversas plataformas. Afinal, ser Omnichannel é trabalhar de forma integrada.

É possível – e imprescindível – melhorar a decisão do consumidor em favor da marca e aumentar a taxa de conversão além de, entregar agilidade e atender à demanda de imediatismo dessa nova geração que já não está mais disposta a esperar. E você? Já está pensando nisso? O Grupo Unite pensou nisso há 18 anos atrás. Uma empresa que é especializada em oferecer atendimento humanizado às mais variadas instituições de ensino e empresas, oferece diversas soluções e ferramentas que podem ser integradas a partir de um CRM próprio, o Convert Unite que possui o módulo de Omnichannel. Com ele, a organização consegue ampliar a geração de leads através das visitas no site, oferecer um bom atendimento que foge dos scripts e ligações chatas em até 15 minutos e, também, aumentar a efetividade na taxa de falados em até 75%. Entre no site e confira as principais vantagens que a empresa oferece para que o seu negócio seja referência no mercado.

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