Gestão da Permanênciajunho 10, 2019 - Por
O relacionamento entre uma organização e seus públicos de interesse possui extrema relevância para aqueles que procuram ter uma boa reputação no mercado. Apesar de ser algo corriqueiro, nem sempre é uma tarefa simples manter um bom relacionamento com seus clientes de forma que isso se torne uma vantagem competitiva. Assim como nos relacionamentos pessoais em nossa vida, muitas vezes precisamos nos adaptar, ceder e, principalmente, saber ouvir a opinião e os questionamentos de quem está do outro lado. Para as empresas, isso não é diferente. Quanto mais próximo você estiver do seu cliente e quanto mais ele depositar confiança no seu produto ou serviço, maior será a sua responsabilidade em relação à nutrir esse relacionamento de interesse mútuo.
Um bom exemplo muito comum para realçar a importância do bom relacionamento está relacionado com a forma como somos tratados ao entrar numa loja ou quando solicitamos um serviço. Para a maioria, a maneira como os atendentes e funcionários se dirigem ao cliente é um fator decisivo no momento de compra. Pessoas que demonstram empatia durante o atendimento e são atenciosas, com certeza possuem uma chance maior de conquistar e fidelizar o cliente. Muitas empresas não possuem a consciência da variedade de relacionamentos que o cliente pode manter com ela. Desse modo, acabam não sabendo como reforçar ou modificar essas conexões que foram estabelecidas.
COMO UTILIZAR O CRM PARA MELHORAR O RELACIONAMENTO?
Para quem não sabe, CRM (Customer Relationship Management) é um software que permite gerenciar o relacionamento com o cliente. Através de vários dados e informações relevantes, é possível traçar estratégias que procuram aumentar o número de vendas e melhorar a relação com os públicos de uma organização. Apesar da facilidade e da integração que o sistema possibilita, muitos se questionam sobre a real eficiência em relação ao uso que se faz dessas informações obtidas. Na maioria da vezes, os dados contidos através do CRM são utilizados para traçar o perfil do cliente e manter o contato com ele, através de email marketing ou outras estratégias escolhidas por uma empresa. Porém, nem sempre o setor de marketing está aliado a esta plataforma para utilizá-la de forma correta.
Muitos clientes podem se sentir frustrados ao sentirem que a empresa com que se relacionam não está atendendo às suas expectativas. Isso pode ocorrer devido ao fato de que, por ter acesso a diversos dados do cliente, a empresa pode não saber como traçar estratégias que auxiliem a entender e definir os tipos de relacionamentos que existem com essas pessoas. Para que isso não aconteça, sua empresa precisa investir em uma equipe de marketing e comunicação que esteja preparada para analisar todas as informações recebidas, de modo a criar novas ações que sejam assertivas para os vários grupos existentes.
5 TIPOS DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Companheiro: Nesse tipo de relacionamento, normalmente o cliente utiliza a marca no seu dia a dia e mantém uma boa relação com a empresa. Ele é apegado a causa da sua organização e se sente parte dela. Com isso, é possível que ele faça recomendações espontâneas, divulgando seus produtos ou serviços para novas pessoas.
Senhor-súdito: É o tipo de cliente que admira sua marca mas em algum momento, já se decepcionou com ela. Pode ser considerado, também, dispensável, pois qualquer necessidade que a empresa não atenda, ele poderá reclamar. Neste caso, é necessário que a organização sempre esteja alerta às atitudes e solicitações desse cliente, mesmo que ele não seja fiel.
Neutro: Cliente entra um relacionamento com determinada marca para obter um produto ou serviço com preço justo. Assim, ele está a procura de uma marca que lhe passe confiabilidade, sem que ele precise se envolver muito. Com isso, é importante que a empresa ofereça sempre algo a mais do que ele deseja, de modo a criar uma conexão mais pessoal com esse tipo de cliente.
Empoderado: Este tipo de cliente quer se satisfazer com o seu produto ou serviço, ele enxerga diversas possibilidades com a sua marca e procura por preço justo e qualidade. Neste caso, o atendimento é um diferencial no momento em que ele for escolher uma empresa. Será o fator decisivo no momento da sua compra.
Passageiro: Este cliente deseja experimentar uma nova marca, uma nova sensação. Ele espera que a empresa forneça interação durante o seu processo de compra e que o produto ou serviço cause uma empolgação no momento de compra. Com esse tipo de cliente, é necessário que sua marca ofereça um destaque exclusivo para ele, normalmente, atrelado a entrega de valor.
O PAPEL DO BOM ATENDIMENTO
Como dito anteriormente, causar uma boa impressão no momento em que o consumidor chega até a sua empresa é fundamental para iniciar um relacionamento saudável com ele. O bom atendimento é um dos principais diferenciais que sua organização pode e deve oferecer. Com isso, será o cartão de visita para que as pessoas voltem na sua empresa e consumam mais o seu produto. Para que esse serviço seja eficaz, é preciso que a equipe responsável seja treinada e saiba as principais técnicas para se relacionar com todos os tipos de clientesAlém disso, é preciso que seus funcionários estejam prontos para oferecer um atendimento mais humanizado, de acordo com as demandas e expectativas do cliente. Assim, dificilmente será criado algum momento desconfortável. O Grupo Unite é uma empresa que se preocupa em oferecer agilidade no atendimento e criar um bom relacionamento com os clientes. É um call center especializado em atendimento humanizado que atende empresas e instituições de ensino, ambas, com soluções específicas para cada ramo de atividade. Com a Unite é possível criar laços e conexões, além de manter uma boa reputação no mercado por meio de um atendimento eficaz e assertivo.