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Gestão da Permanênciadezembro 17, 2018 - Por Fabio Nascimento

4 passos para uma Gestão da Permanência eficiente

Antes de conferir as dicas sobre soluções de combate à evasão, é importante lembrarmos de alguns números no cenário atual de Ensino Superior no Brasil, tudo bem?

>Uma pesquisa feita pelo Ministério da Educação apontou novos dados sobre a taxa de evasão de alunos no ensino superior no Brasil em 2017/18. Acompanhando os mesmos alunos desde a entrada na faculdade, é possível calcular a porcentagem de alunos que desistem da faculdade em um determinando número de anos, em cada série e com segmentação entre o setor público e privado.Os números são impressionantes! A taxa de desistência acumulada em 5 anos no ensino superior para os que entraram na faculdade em 2017 foi de 49%. No setor privado a evasão foi de 53%, sendo que já no segundo ano do curso, a taxa é de 30%. Nas universidades públicas a desistência foi de 40%.

Não se desespere! Estamos aqui para facilitar suas tomadas de decisões. Agora sim, vamos às dicas para reverter esse quadro na sua IES?

1- A Tecnologia: É importante para organização o uso da tecnologia a favor da sua instituição para a tabulação de todos os momentos com o aluno, integrações para mapear comportamentos, frequência, solicitações entre outros fatores. É imprescindível ter um CRM para automatizar os processos de coleta de dados e facilitar as suas tomadas de decisões, ok?

2- Análise estratégica: Uma vez extraídas e tabuladas tais informações, é preciso planejar o que fazer. A condição de cada aluno requer uma ação específica para tratar as situações diversas que surgirão e estarão relacionadas a fatores como, comportamento, engajamento, entre outros. O ideal é que seja possível prever aqueles alunos que estão com chances de evadir e, dessa forma, tomar a decisão ideal naquele momento, evitando a desistência do curso.

3-  A experiência: É importante que sua operação esteja preparada para orientá-lo e conduzi-lo a soluções que se encaixem com o que ele precisa. A equipe deve estar preparada para agir como seres humanos, ou seja, para ouvir e aconselhar de forma pessoal. Afinal, não há ninguém melhor em proporcionar situações incríveis do que o ser humano, não é verdade?

4- Relatórios e oportunidades: Após esse processo, você terá uma série de dados riquíssimos para colocar em prática novas tomadas de decisões estratégicas de Marketing. Como? Por meio de um mapa de oportunidades, que permite o olhar direcionado a soluções como, comunicação dirigida, fortalecimento de marca e segurança financeira.

E aí, preparado para iniciar a mudança que está faltando para conquistar e fidelizar seus alunos de vez?

Fale com a gente sobre a Solução Gestão da Permanência e descubra porque somos um call center diferentão.



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