Como as ferramentas melhoraram a performance de cobrança da sua instituição.

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Oi. Tudo bem? Após a nossa última publicação com algumas dicas simples para evitar a inadimplência nas instituições de ensino (leia aqui), recebemos alguns comentários com dúvidas sobre a parte tecnológica que faz tudo funcionar e gerar resultados de melhoria dessa gestão. É claro que essa é a pauta da vez aqui no nosso blog.

Que a tecnologia está em tudo, todo mundo já sabe. Às vezes, é difícil compreender e entender como ela está presente e, principalmente, como ela pode melhorar a performance de cobrança dentro das instituições de ensino. A gestão da cobrança de grande parte das instituições de ensino é realizada por escritórios externos, que, na maioria das vezes, não estão conectados com a proposta acadêmica e estratégica do negócio.

Temos aqui a primeira consideração de extrema importância sobre a aplicação de ferramentas para melhorar a performance de cobrança: então como isso deve ser feito? Imagine um CRM trabalhando fortemente na integração de dados, permitindo análises avançadas e garantindo informações seguras a um atendente ou a um time, que estará preparado e capacitado para uma abordagem guiada, coerente e humanizada. Uau! Os alunos chamariam essa união de crush, mas é só a tecnologia a favor do negócio mesmo.

No dia a dia, é normal os pais e alunos não realizarem os pagamentos por uma razão óbvia: a correria, e é por isso que, no conteúdo anterior, compartilhamos uma dica sobre lembretes. Mas, além do esquecimento e de questões financeiras, existem outras razões para o atraso de pagamento das mensalidades. Dificuldades ou dúvidas, quem não as tem? Porém, na maioria das vezes, deixa-se para resolver isso depois, porque, só de pensar em ligar e desperdiçar parte do precioso tempo em transferências telefônicas, qualquer um desanima.

Que bom que para tudo existe uma solução! Olhe as ferramentas aí novamente, agindo totalmente a favor do negócio e contribuindo com essa performance que impacta diretamente nos resultados da instituição. Agora vamos imaginar que existe um site oferece uma ferramenta ao aluno ou ao seu responsável, em que ele consegue se comunicar com a instituição de ensino via chat, que mais parece um WhatsApp, de tão rápido e eficiente que é. Essa ferramenta o conecta rapidamente e esclarece as suas dúvidas da forma mais simples e prática possível, direcionando-o rapidamente ao pagamento.

“Ah, Grupo Unite, se tudo fosse tão lindo assim, a minha instituição de ensino não estaria no vermelho!”

Temos uma notícia boa e uma ruim para você: a boa é que, sim, essas ferramentas existem desse jeitinho e estão prontas para serem implantadas, contudo é preciso que a instituição de ensino, ciente de que elas contribuem fortemente na sua gestão da cobrança, compreenda o contexto financeiro em que vive e administre os recursos de forma separada e organizada; a ruim é que não vamos conseguir apresentar todas as ferramentas nessa publicação, mas prometemos que, em breve, voltaremos com mais informações.

Um abraço e até logo!

Grupo Unite