Como administrar um EAD.

faculdade ead

Uma série sobre essa tendência que veio para ficar.

Você consegue imaginar um curso a distância em 1904, quando os recursos e a tecnologia não proporcionavam um quarto de tudo o que dispomos hoje? A população brasileira dessa época teve a oportunidade de ver os primeiros anúncios, no Jornal do Brasil, de cursos profissionalizantes por correspondência. Mas o que ninguém imaginava é que esse seria um período histórico e transformador: o início da trajetória EAD (ensino a distância).

114 anos depois, hoje, o EAD representa uma grande oportunidade para as instituições de ensino. É preciso admitir: os olhos brilham mesmo, quando compreendemos que a acessibilidade dessa modalidade tende a aumentar o acesso da população à educação superior. E apenas 14% dos adultos brasileiros possuem formação universitária, segundo o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico (OCDE).

Flexibilidade de horário, comodidade, baixo investimento, opções variadas de instituições de ensino, cursos e, claro, sem falar da economia de tempo, uma vez que agora os alunos podem estudar de qualquer lugar, sem precisar enfrentar o caos da locomoção nas grandes cidades. As vantagens apresentadas pela modalidade de ensino à distância revelam o motivo do seu generoso crescimento: 21,4%, segundo o Censo da Educação Superior de 2016.

Em razão desse expressivo número e das perspectivas otimistas em relação à sua evolução, decidimos compartilhar experiências e conteúdos ricos em uma série de publicações sobre essa tendência que veio para ficar.
É hora de explorar esse crescente universo educacional e entender todas as possibilidades, oportunidades, ferramentas e soluções que ele oferece às instituições de ensino. Afinal, garantir a qualidade nos processos de captação e gerenciamento de leads, candidatos e alunos de diferentes polos é essencial para se destacar, fidelizar o seu público e obter resultados satisfatórios.

A experiência do Grupo Unite com faculdades de EAD, antes mesmo que a modalidade ganhasse tanta força e credibilidade, colocou-nos à frente dessa onda. Entre erros e acertos, identificamos as principais necessidades e localizamos pontos fundamentais para um planejamento estratégico na gestão de polos, e esse, com certeza, será um dos tópicos abordados na série.

As publicações quinzenais terão como objetivo ampliar a consciência das instituições de ensino sobre as oportunidades, desafios e soluções disponíveis, para que possam abraçar e se entregar a essa modalidade, que promete mais sustentabilidade financeira a elas e mais acesso à educação para todos. Bingo! Parece até um sonho, mas é apenas a realidade que está batendo à sua porta. Pode abrir.

Aproveite a série “EAD em alta!”. Vale curtir, compartilhar, comentar, tirar dúvidas e dividir experiências. Para ficar por dentro de todas as publicações, não esqueça de curtir a nossa página.

Saiba mais com a nossa equipe.

Grupo Unite

(11)3525 4700