Siga a #Unite nas redes sociais

Diversidade e Conscientizaçãojulho 19, 2019 - Por Fabio Nascimento

Conheça a história do Dia Internacional do Orgulho LGBT

Dia 28 de Junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Mas você sabe por que esta data? No ano de 1969 em Nova York, o bar StoneWall-Inn servia como um ponto de encontro entre diversos grupos e conseguia se manter financeiramente devido ao pagamento de propina das autoridades locais. Com isso, em diversos momentos havia a presença de policiais e eventualmente aconteciam algumas agressões entre os próprios frequentadores do local. No dia 28 de Junho deste mesmo ano, o oficial Seymour Pine da Divisão de Moral Pública, junto de outros guardas que estavam disfarçados no local, invadiu o bar que ficava localizado no bairro de Greenwich. Durante essa atitude, ele acabou prendendo diversos clientes por “conduta imoral”, sendo que o objetivo principal era coagir a comunidade LGBT ali presente.

Após a prisão, ainda durante a ação policial, algumas coisas saíram do controle. Com a demora da liberação dos presos, os policiais se depararam com uma multidão de simpatizantes que começou a invadir as proximidades do local. Inúmeras pessoas que estavam ao redor do bar e acabaram intimidando as autoridades, que ficaram isoladas dentro do bar com medo do que poderia acontecer se saíssem. Estima-se que os policiais ficaram cerca de 45 minutos dentro do local sem poder agir. Durante esse período, uma mulher que estava algemada foi escoltada para o lado de fora e conseguiu se soltar, incitando o público a se manifestar contra o acontecimento. Com a movimentação, o protesto tornou-se violento e precisou contar com a ajuda da Força de Polícia Tática de Nova York. 

Por volta das 4 horas da manhã, a população já tinha sido completamente dispersa. Porém, no dia seguinte, diversas outras manifestações em prol da comunidade LGBT ganharam força, se espalhando por vários pontos da cidade. Um ano depois, aconteceu uma marcha que foi do bairro Greenwich até o Central Park, motivo que deu início às primeiras paradas LGBT. De lá pra cá, diversos grupos e ações sociais começaram a movimentar a sociedade em busca de mais respeito e novos direitos para o grupo. A partir de um árduo trabalho de luta e conquistas, a comunicação passou a ser estabelecida e o diálogo tornou-se possível diante de tantos retrocessos e preconceitos.

Inspirar gerações, com paixão e graça, cultivando relações mais humanas àqueles que desejam conhecimento.

Receba novidades no seu e-mail