Siga a #Unite nas redes sociais

Sistema Bloxjulho 08, 2019 - Por Fabio Nascimento

A ligação entre atendimento e a rentabilidade para instituições de ensino

O perfil dos estudantes universitários vai se modificando ao longo dos tempos. Acompanhar essas mudanças é um dos principais papéis que as universidades precisam abordar, principalmente, porque interfere diretamente na rentabilidade de qualquer instituição de ensino. É claro que, cada curso e cada instituição possui a sua própria cultura organizacional e, normalmente, conquista e atrai pessoas com um perfil parecido com o seu. Diferentemente do ensino médio, no ensino superior os alunos normalmente são os responsáveis pelo pagamento e pelo gerenciamento da sua graduação. O ambiente profissional e o acadêmico possuem uma grande demanda de atividades, tornando o tempo um dos principais valores dos alunos.

Com isso, as instituições de ensino precisam se preocupar diariamente com o tempo em que os alunos estão levando para terem as suas solicitações atendidas. Muitas vezes, isso acaba se relacionando com a desistência ou com o desinteresse de continuar uma graduação. Perder muito tempo ou não ter as demandas atendidas pelos responsáveis da organização em que o aluno depositou sua confiança, pode ser um fator relevante para aumentar as taxas de evasão. Além disso, relacionado com a rentabilidade das instituições, a escolha de manter um setor de funcionários em procedimento burocráticos e longos podem significar um alto custo para o orçamento da empresa. 

E O ATENDIMENTO?

Após as considerações sobre a importância de oferecer agilidade nas demandas criadas pelos alunos e públicos de interesse na sua instituição de ensino, é necessário criar novas estratégias para desenvolver o setor de atendimento, que é o principal aliado nessa tarefa. É válido ressaltar que uma instituição lida com diferentes tipos de pessoas e, consequentemente, diferentes interesse e hábitos. Para que o time de atendimento esteja alinhado aos objetivos da empresa e atenda da melhor forma seus públicos, é necessário investir em ferramentas e treinamentos que auxiliem nesse processo. Estar presente em múltiplos canais é uma das principais ações que devem ser tomadas para quem pretende se destacar no mercado. Além disso, facilitar o ambiente de trabalho dos atendentes é fundamental, por meio de ferramentas e sistemas integradores de dados dos clientes que tornem os processos mais funcionais e organizados. 

DICAS PARA MELHORAR A RENTABILIDADE DA SUA INSTITUIÇÃO

AUMENTE A CAPTAÇÃO DE ALUNOS

Sem alunos não há como uma instituição existir, por isso é fundamental que as instituições de ensino tenham e criem estratégias para atrair novos alunos. Mas é claro, de nada adianta conquistar e não manter um bom relacionamento com eles. É preciso que a equipe de atendimento esteja preparada para atender todas as solicitações e sempre estar à disposição dos alunos. O Grupo Unite é uma empresa especializada em atendimento humanizado e dentre as soluções oferecidas para instituições de ensino, eles oferecem a Captação Humanizada. Uma estratégia assertiva para aumentar o número de matrículas e fidelizar seus alunos.

INVISTA EM MARKETING DIGITAL

Atrelado ao bom atendimento, sua instituição de ensino precisa fortalecer a imagem e criar conteúdos relevantes para os públicos. Para isso, é necessário conhecer os gostos, definir as personas e investir em produção de conteúdo que atraia não somente os que já são interessados mas, principalmente, aqueles que ainda não conhecem o seu serviço. Essa é uma das ações comunicacionais mais efetivas para o desenvolvimento da sua organização.

UTILIZE FERRAMENTAS DE OTIMIZAÇÃO

A tarefa de conquistar novos alunos pode até parecer fácil se você investir em uma boa equipe de atendimento e vendas. Porém, é preciso encontrar uma maneira de integrar todas as informações dos alunos para que o atendimento seja mais eficaz e os problemas sejam solucionados de forma mais rápida. Investir em uma plataforma de CRM é uma boa escolha nesse momento, pois permite que seus funcionários tenham acesso a relatórios e dados em tempo real.

CAPACITE SEUS FUNCIONÁRIOS

Pode parecer óbvio, mas nada disso será possível se sua equipe não estiver bem capacitada. Por isso, é preciso investir em treinamentos frequentes e realizar um acompanhamento mensal com métricas para identificar possíveis pontos a serem melhorados. Lembre-se que o atendimento é o seu cartão de visita, é a partir dele que o aluno terá uma primeira impressão da sua instituição, por isso invista e crie as melhores estratégias para esse setor.

Agora que você já sabe como melhorar a rentabilidade da sua instituição de ensino, basta colocar em prática as estratégias e planejar como seria a equipe de atendimento perfeita para os seus públicos. Com isso, você terá boas chances de se destacar no mercado e aumentar o número de matrículas da sua organização.

Inspirar gerações, com paixão e graça, cultivando relações mais humanas àqueles que desejam conhecimento.

Receba novidades no seu e-mail