Siga a #Unite nas redes sociais

Diversidade e Conscientizaçãojunho 25, 2019 - Por Fabio Nascimento

A diversidade nas organizações

Em algum momento da sua vida você já se deparou com algum questionamento ou discussão relacionada à diversidade na sociedade, não é mesmo? Mas porquê este tema é tão relevante nos dias de hoje? Diversidade pode ser definida como uma grande variedade de culturas, ideias e crenças presentes em um grupo. Ela engloba diversas variáveis que não se relacionam entre si, necessariamente. Além disso, são características que nos permitem diferenciarmos uns dos outros, tornando nossas particularidades exclusivas. Para que você entenda melhor a importância desse tema nas organizações, confira a seguir quais são as principais contribuições para uma sociedade mais humanizada.

As empresas que incluem a diversidade na sua cultura organizacional têm ganhos significativos nos seus resultados. Isso pode ser explicado pelo seguinte motivo, são diversas pessoas com conhecimentos e experiências adquiridas diferentes. Assim, cada uma consegue trazer novidades para a empresa, de modo que, se ela possibilitar o espaço de fala para cada indivíduo, grandes ideias podem surgir e desta forma podem incorporar ações relevantes para a realidade da organização. Para se tornar competitiva no mercado, é necessário que as empresas procurem ampliar suas visões de mundo, contratando e aumentando a participação de profissionais de origens diversas.

A diversidade nas organizações promove a inovação, a criatividade e o engajamento entre os membros da equipe. Seja em relação ao gênero, religião, orientação sexual, etnia ou regiões, a diversidade permite que as pessoas tenham acesso a culturas e realidades diferentes. Estimular o respeito no ambiente profissional é fundamental para que todos os funcionários tenham uma boa convivência, sem que as diferenças seja um problema, impedindo o funcionamento da organização. Na maioria dos casos, a escolha de implementar ações que estejam alinhadas com a diversidade depende dos gestores da empresa. Sendo assim, é necessário que eles também estejam dispostos a abrir as portas para as diferenças. Caso a empresa não veja a diversidade como um ponto positivo para a sua realidade, poderá enfrentar algumas crises desencadeadas pelos conflitos gerados no ambiente.

Para implementar a diversidade em uma empresa, é necessário mudar e rever alguns valores já incorporados em sua cultura organizacional. Pode parecer uma tarefa quase impossível de se realizar, mas acredite, não é. A gestão desse tema em uma instituição deve incluir a implementação de novas políticas, mudanças na forma como a empresa se comunica com seus públicos, alterações nos procedimentos organizacionais e, principalmente, o investimento em programas e treinamentos aos colaboradores. Deste modo, as diferenças passam a ser valorizadas e o clima da organização torna-se mais humanizado.

BENEFÍCIOS DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Reconhecimento e valorização de diferentes grupos

Quando se fala em diversidade, automaticamente, se fala em inclusão. Nem sempre incluir novos grupos significa que eles representam a minoria. Mulheres, negros, homossexuais e outros grupos podem representar uma grande parcela do quadro dos funcionários em uma organização. Dar voz e oportunidade à eles é diminuir a chance de existir comentários e atitudes que sejam preconceituosos. Respeitar a cultura e as experiências do outro é ampliar sua visão sobre o mundo, fato que é positivo para todas as pessoas.

Desenvolvimento de novas habilidades

A maioria das empresas que adotam políticas internas que visem a diversidade acabam obtendo ganhos significativos em sua produção. Isso porque, são diversas pessoas com conhecimentos e ideias diferentes que agregam em novas soluções e ações que a organização ainda não tinha percebido ou planejado. Deste modo, resultados criativos podem surgir em meio a situações de crise.

Diminuição da rotatividade de funcionários

Estar em uma organização que lhe oferece autonomia, não somente nas suas atividades mas, principalmente, no modo de ser quem você realmente é permite que as pessoas se sintam mais confortáveis em confiar naquela empresa. Com isso, seu comprometimento é maior e a chance de se sentirem insatisfeitas acaba diminuindo.

Melhorias significativas no ambiente organizacional

O respeito é um dos principais valores que a sociedade considera e preza. Analisando o ambiente organizacional, esse valor permanece relevante. Promovendo a diversidade no ambiente empresarial, consequentemente, a saúde dos funcionários melhora, tanto física quanto mental. Estar em um ambiente com pessoas que te aceitam e te respeitam é importantíssimo para o bem estar. Além disso, o desempenho e a harmonia entre os funcionários também melhora.  

COMO IMPLEMENTAR A DIVERSIDADE NA SUA EMPRESA

A partir dessa discussão, muitos gestores devem se perguntar como implementar a diversidade dentro de suas organizações. Apesar de trazer grandes melhorias, pode ser uma tarefa complicada logo no início. Porém, existem empresas que promovem cursos e oferecem treinamentos para educar e adequar a realidade e cultura organizacional com a diversidade. Esse seria o pontapé inicial para quem busca abraçar a causa e alcançar novos resultados, aliados, principalmente, à própria reputação da empresa no mercado. O Grupo Unite é um call center especializado em oferecer atendimento humanizado para as empresas e instituições de ensino. Dentre os principais serviços, eles possuem uma solução específica para a Conscientização e Diversidade. O programa oferece opções flexíveis e planejadas para gerar um impacto sistêmico em grupo específicos. Desenvolvem a percepção e promovem o conhecimento sobre o tema, resultando diretamente em uma transformação cultural.

Inspirar gerações, com paixão e graça, cultivando relações mais humanas àqueles que desejam conhecimento.

Receba novidades no seu e-mail